QUAL MELHOR LUGAR PARA UMA CRIANÇA?
Mateus 18:2
“E tomando-os nos seus braços e impondo-lhes as mãos, os abençoou.”
Marcos 10:16
Muitos de nós fomos criados, com uma educação dura, rígida, sem diálogo, onde a aproximação se dava, na hora das chineladas, quando deitávamos no colo da mãe, para ganhar um corretivo, até nas escolas, eram usados instrumentos chamado PALMATÓRIA, que servia para bater nas mãos de alunos indisciplinados. Quando chegava visita, éramos retirados da sala, para brincar no quintal, crianças não conversava com adultos, nas horas das refeições eram feitas no chão ou atrás das portas. Só o olhar do pai fulminava a criança. E hoje qual o lugar ocupado pelas nossas crianças? Jesus nos ensina neste texto que a posição da criança é no meio, duas passagens são clássicas para a compreensão de Jesus em relação às crianças. A primeira Jesus põe as crianças como exemplo de atitude em relação ao Reino de Deus. (Mateus 18:1-6, Marcos 9:33-37 e Lucas 9:46-48)
A segunda registra o encontro das crianças, levadas por seus pais para serem abençoadas por Jesus. (Mateus 19:13-15, Marcos 10:13-16 e Lucas 18:15-17)
Estes dois encontros nos ensinam que as crianças devem ser inseridas, aceitas, valorizadas colocadas no meio, no centro de nossa atenção. Onde estão estes centros?
1- NO LAR
Mateus 18:6 Quanto a estes pequeninos que crêem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor ser jogada no fundo do mar com uma pedra amarrada ao pescoço. Aquele que escandalizar, vem da palavra escândalo que quer dizer: alvoroço, cena, desordem, escarcéu, tumulto. O plano de Deus é edificar, solidificar e proteger a família. Ao contrário do inimigo que é de enfraquecê-la e destruí-la. O triste é que muitos são cúmplices na destruição da instituição familiar. A origem da maior parte dos problemas da nossa civilização atual pode ser atribuída diretamente ao colapso da família, e em lares onde os princípios estabelecidos por Deus foram ignorados ou desobedecidos. Há muitos que ainda não puderam compreender o valor da criança e, então a colocaram em segundo plano, esquecendo que nelas estão as vitórias do amanhã. Os filhos são herança do Senhor.
Qual a atenção que temos dado aos filhos? Que tipo de investimento tem feito por eles?
Na multiplicação de 5 pães e dois peixinhos, registrada em João 6:9 diz: Está aqui um menino que tem 5 pães e dois peixinhos, mas o que é isso para tanta gente ?
Está aqui um menino que tem:
-Um celular, com muitas funções.
-Um tênis de marca famosa
-Um computador de última geração.
-Disposto a repartir seu lanche.
-Que foi ensinado a colocar nas mãos de Jesus o pouco que tem, porque com Deus o pouco é muito.
-Que seguia os passos de Jesus.
-Que aprendeu que Jesus tem sempre o melhor, mesmo que tenha que abrir mão, de um lanche
NA SOCIEDADE - Mateus 1
8:10
Não desprezeis a qualquer destes pequeninos.
O centro das preocupações dos governos devem ser as crianças. Amanhã o país estará em suas mãos, e como haverá sucesso nacional, se hoje não houver investimento. Quantas crianças abandonadas, desprezadas, dormindo ao relento, sendo usada para propagar o mal, alvo de adultos sem escrúpulo, a pedofilia dominando nossa cidade. O crime organizado aliciando crianças, que estão à margem da sociedade e não no centro. Vimos com tristeza alunos agredindo seus professores, ou vice-versa. O governo despreza quando: Não cuida da saúde de nossas crianças.
Não remunera seus mestres. Dignamente.
Não oferece uma merenda substanciosa.
Permite crianças dormir ao relento, nas ruas de nossa cidade.
NA IGREJA- Mateus 18:14
Assim também não é da vontade de vosso Pai que está nos céus que um destes pequeninos se perca
Mas, acima de tudo, a criança deve ocupar o centro das preocupações dos líderes religiosos. O lugar da criança é no meio, os discípulos disputavam o primeiro lugar na vida espiritual, só que se esqueceu, que para sermos grandes é preciso ser servos. Na luta por um cargo de destaque nas igrejas, muitas vezes, colocamos as nossas crianças em segundo plano. ( Alguém me convidou para conhecer a sala onde se reuniam as crianças, qual a minha surpresa, a sala não tinha janelas, cheirava a mofo, os bancos estavam quebrados, tinham sido substituídos por novos no salão de cultos) senti pena dos pequeninos, qualquer investimento na formação de líderes infantil, é tido como desperdício por alguns religiosos.)
CONCLUSÃO
Temos que ter pelo menos três atitudes em relação às crianças, de acordo com Jesus, registrada em Marcos 10:16
E tomando-os nos seus braços e impondo-lhes as mãos, os abençoou.
1- TOMOU EM SEUS BRAÇOS
Deu carinho, atenção, amor, trabalhou o seu emocional,valorizou, demonstrou afeto, é o poder terapêutico. Alguém já disse que devemos ouvir as abobrinhas dos nossos filhos, para mais tarde não ser preciso descascar os abacaxis.
2-IIMPONDO-LHES AS MÃOS
Deu assistência física, instrução, ensinamentos, o ato de pegar pela mão para ensinar a escrever, e ler, disciplinar, nenhuma criança deve crescer sem limites, significa autoridade paternal. Respeito aos adultos, mesmo sendo colocada no meio, Não pode perder o referencial, de saber que tem satisfação a dar de sua vida.
3- AS ABENÇOOU
As abençoamos quando ensinamos o caminho da salvação, buscamos as bênçãos sobre sua vida. Provérbio diz que até a criança dará a conhecer, pelas suas ações, quer sejam puras ou más. O inimigo de nossas almas tem usado muitas de nossas crianças, precisamos suplicar as bênçãos de Deus, sobre elas. Deus as abençoe. Meu filho é uma bênção. Minha filha é um presente de Deus na minha vida. Não amaldiçoá-la com: Você é burra, não presta prá nada, Você atrapalha a minha vida, por sua causa seu pai foi embora, etc..
Se até hoje sua criança não ocupou o centro de sua atenção, comece hoje, a observá-la, quem sabe suas atitudes sejam um pedido de socorro. Jesus nos ensina a colocá-la no meio. AMEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário